Visit.uc.pt is the site of the day on Awwwards!
Visit.uc.pt is the site of the day on CSS Design Awards!

VISIT Universidade de Coimbra

Pátio e Paço das Escolas

A partir de 1855, parte das suas instalações
serviu como aposentos do reitor

Saber Mais

Close Flash

Pátio e Paço das Escolas

A imagem da Universidade de Coimbra
encontra-se muito ligada à Alta Universitária

Neste conjunto arquitetónico heterogéneo destacam-se as construções do período do Estado Novo, sobretudo o Pátio e Paço das Escolas, dominados pela célebre Torre da Universidade.

Os Estudos Gerais funcionaram no edifício conhecido como Estudos Velhos, sensivelmente onde se encontra a atual Biblioteca Geral, além de se distribuírem por vários locais, nomeadamente por edifícios próximos do Mosteiro de Santa Cruz.

Foi o Paço das Escolas que juntou, em 1544, todas as faculdades da Universidade de Coimbra, após a instalação definitiva da Universidade nesta cidade, em 1537, pondo fim a uma intinerância no século XIV entre Lisboa e a Coimbra.

No lado esquerdo da fachada estende-se o Colégio de S. Pedro, construção maneirista. A sua fachada principal está virada para o pátio interior, onde se destaca o portal barroco, obra datada de 1713.

A partir de 1855, parte das suas instalações serviu como residência dos diversos reitores.

Entrando no Pátio das Escolas deparamos, ao lado direito, com a Via Latina, varanda de colunatas alterada na segunda metade do século XVIII. No centro desta ergue-se uma escadaria rematada por frontão triangular. No centro pode observar-se um medalhão com a figura de D. José I.

Através da Via Latina acede-se à Reitoria e suas dependências, reformuladas, na sua maior parte, na Reforma Pombalina de 1772, durante o reitorado de D. Francisco de Lemos.

Os Gerais ocuparam as antigas instalações da ala da rainha, objeto de remodelação nos finais do século XVII, relevos barrocos alusivos às várias disciplinas universitárias e esculpidos no topo das portas das salas de aula, obra executada por Claude Laprade.

Ex-libris da cidade de Coimbra é a Torre da Universidade, erguida num dos ângulos do Pátio das Escolas. Entre 1728 e 1733. Na parte superior estão os sinos, tendo desempenhado um deles, a Cabra, importante papel regulador da vida universitária e da própria cidade.

Ficha Técnica

Gestão de Projeto

InterFranchising

Design & Development

Bürocratik

Conteúdos Multimédia

Ez-Team

Fonte

Adaptado de:

de Faria Costa, J. F., & da Cruz Coelho, M. H. (2009).
A Universidade de Coimbra Tangivel e Intangivel.
Imprensa da Universidade de Coimbra.

Maia do Amaral, A. E. (2009).
Tesouros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Imprensa da Universidade de Coimbra.

Pimentel, A. F., & Agostinho, R. (2006).
A Universidade de Coimbra: Uma visita a partir Páteo.
GCI-UC.

Torgal, L. R. (2003).
A Universidade de Coimbra.
Imprensa da Universidade de Coimbra.