Visit.uc.pt is the site of the day on Awwwards!
Visit.uc.pt is the site of the day on CSS Design Awards!

VISIT Universidade de Coimbra

Sala dos Archeiros

A Sala das Armas fazia parte
da ala real do antigo paço

Saber Mais

Sala dos Archeiros

Nas paredes podemos observar um friso de azulejos figurados datado de 1773, com
cenas inspiradas em estampas holandesas, pintados em Lisboa, na Fábrica do Rato

O teto, datável do século XIX, tem ao centro as armas reais portuguesas. O conjunto de armas (alabardas) da Guarda Real dos Archeiros que alberga ainda hoje são utilizadas pelos archeiros (guardas) nas cerimónias académicas solenes (“honoris causa”, investidura do reitor, imposição de insígnias, doutoramentos, abertura solene das aulas).

A Sala Amarela, contígua à dos Archeiros, tem as paredes forradas de seda amarela numa alusão à Faculdade de Medicina. Os retratos que aí se encontram são dos reitores desta Universidade, cujo reitorado teve lugar durante o século XIX. A Sala Azul é a última sala desta ala que se pode visitar. A sua cor evoca a Faculdade de Ciências e Tecnologia e, à semelhança da anterior, também ostenta alguns retratos de antigos reitores desta instituição.

Na parede do fundo, do lado esquerdo, pode-se ver o retrato do Reitor Visconde de Seabra que, o autor do primeiro Código Civil português.

Estas salas são ainda hoje utilizadas no final das cerimónias académicas, servindo de acesso à Sala do Senado, sala onde, após os doutoramentos, todos os professores e autoridades convidadas apresentam cumprimentos ao Reitor e ao novo Doutor.

A Guarda Real dos Archeiros é o corpo de guardas que tradicionalmente garantia a segurança do perímetro urbano integrado na área de jurisdição da Universidade. Conhecidos como Verdeais passaram a ser mais tarde designados por Archeiros.

Obedeciam à voz do Meirinho, e mais tarde ao Guarda-Mor. Ao longo dos séculos os archeiros envergaram uma indumentária consentânea com a que vigorava nas cortes europeias.

No dia-a-dia usavam uma farda de tipo militar muito singela. A farda de trabalho consagrada no século XX é ainda hoje utilizada pelos archeiros. É constituída por casacão cinzento avivado de verde, calça igualmente cinzenta, boné de pala e espada.

Junto à Porta Férrea, os archeiros acolhem diariamente os milhares de turistas que visitam o Paço das Escolas.

Nos dias de gala, os archeiros vestem o grande uniforme que complementam com espada e alabarda. As alabardas usam-se erguidas, à exceção do que acontece durante os cortejos fúnebres em que seguem derreadas. O uniforme é complementado por um chapéu bicórnico de feltro preto.

Todavia, desde 1916 que esta peça parece estar esquecida da indumentária de gala da Guarda Real dos Archeiros.

Ficha Técnica

Gestão de Projeto

InterFranchising

Design & Development

Bürocratik

Conteúdos Multimédia

Ez-Team

Fonte

Adaptado de:

de Faria Costa, J. F., & da Cruz Coelho, M. H. (2009).
A Universidade de Coimbra Tangivel e Intangivel.
Imprensa da Universidade de Coimbra.

Maia do Amaral, A. E. (2009).
Tesouros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Imprensa da Universidade de Coimbra.

Pimentel, A. F., & Agostinho, R. (2006).
A Universidade de Coimbra: Uma visita a partir Páteo.
GCI-UC.

Torgal, L. R. (2003).
A Universidade de Coimbra.
Imprensa da Universidade de Coimbra.