CEpA | ACD para Professores/as (Módulos I e II) | 26 a 28 de Julho | 2ª Edição

Local: Universidade de Coimbra (Pólo I)

Publicado em 28 Maio 2021 por Sérgio Flores

CEpA 2021 | Ação de Formação para Professores/as (2º Edição)

A 2ª edição da Ação de Formação Conhecer e Experimentar para Aprender | CEpA, promovida pelo edUCa, serviço educativo UC, decorrerá de 26 a 28 de julho de 2021.

Sensível ao papel determinante que o conhecimento científico tem na formação integral de cada criança, desde o seu primeiro contacto com a escola, o edUCa tem procurado adaptar-se às dinâmicas e aprendizagens essenciais dos diferentes níveis e áreas de ensino, promovendo o potencial da Universidade de Coimbra. No âmbito da sua missão, desenvolve ações de formação para professores/as de carácter multidisciplinar e transversal com elevada participação. O curso de formação enquadra-se na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, que integra o perfil de desempenho dos docentes, aprovado pelo Decreto-lei nº 240/2001, representando um momento de formação constitutivo da prática profissional em que a investigação e a ação da UC são abordadas em diferentes expressões.

Atenta às necessidades e expectativas dos/as Professores/as e Educadores/as, a quem se dirige, esta 2ª edição propõe-se cumprir com os objetivos que fundamentam a essência desta iniciativa, evidenciando mais uma vez a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino, fomentando uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e conteúdos programáticos.

 

OBJETIVOS

·      Melhorar competências de professores e educadores em diferentes áreas da aprendizagem, em ordem a:

o   Reconhecer novas abordagens a desenvolver com os alunos em contexto de sala ou em ambientes externos;

o   Conhecer e partilhar conhecimentos e diferentes metodologias pedagógico-didáticas, orientadas para o desenvolvimento profissional do docente;

o   Reconhecer a UC como recurso de proximidade para a comunidade escolar nacional;

o   Valorar a importância do património e história da UC, classificada como Património Mundial pela UNESCO, e o seu potencial educativo.

·      Demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis do ensino, fomentando uma atitude crítica e transversal nas áreas disciplinares e conteúdos programáticos;

·      Contribuir para a formação contínua de professores/educadores, no âmbito da sua função, enquanto instituição de ensino.

A Ação de formação será dividida em 2 ACD’s - Módulos I e II, sendo os conteúdos do Módulo I orientados para as práticas pedagógicas e ferramentas para uma aprendizagem transversal e o Módulo II dedicado, em particular, a temáticas/saberes de diferentes áreas disciplinares.

 

DESTINATÁRIOS

Máximo de 200 professores/as das diferentes áreas do saber, desde o pré-escolar ao ensino básico e secundário.

 

PROGRAMA

26 de julho

8h30 – Receção/acreditação

9h15 – Sessão de apresentação – Reitor da UC ou seu/sua representante

9h30 – Conferência - Construir o Conhecimento pelo Diálogo entre Saberes

1º Painel - Moderador, Jorge Canhoto (FCTUC-DCV) | Oradores, Lurdes Figueiral (APM), David Marçal (FCT) a confirmar

Debate (15 minutos)

10h25 - Pausa para café

10h40 – 2º Painel – Moderadora, Cristina Vieira (FPCEUC) | Oradores, Clara Almeida Santos (FLUC), Paulo Nobre (FCDEFUC), Graça Trindade (CFAE Nova Ágora)

Tempo para diálogo (30 minutos)

2ºPainel - 3 oradores/as convidados/as

            Tempo para diálogo (30 minutos)

12h00 – Almoço livre

14h00 – Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

16h30 – Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

19h30 – Paço das Escolas ao Por do Sol – Concerto de Órgão pelo organista titular da Capela de São Miguel, Paulo Bernardino; Porto de Honra

27 de julho

9h30 – Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

12h00 – Almoço livre

14h00 – Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

16h15 – Pausa para café

16h30 – Conferência: Visita de estudo, procedimentos para uma boa utilização deste recurso

Moderadora, Cristina Perestrelo (edUCa-UC) | Oradores, Cristina Barroco (IPV-ESTGV), Fundação Calouste Gulbenkian, a confirmar

18h00 – Encerramento

28 de julho

9h30 - Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

12h00 – Almoço livre

14h00 – Workshops temáticos – Indoor e Outdoor

16h30 – Encerramento

10 de setembro (opcional)

14h30 – Online Meeting - Comissão Científica em diálogo com Formandos/as CEpA 21

 

WORKSHOPS TEMÁTICOS:

Indoor: workshops com temas específicos, de carácter teórico-prático e a decorrer em contexto de sala e/ou laboratório

Outdoor: workshops com temas específicos, de carácter prático a realizar-se no exterior, em formato de visita técnica ou experimentação prática.

Duração de cada workshop de 2h00/2h15 (aprox.), grupos com máximo de 20 formandos.

 

MÓDULO I (6 horas) Apresenta uma oferta de workshops orientados para as práticas pedagógicas e ferramentas para uma aprendizagem transversal:

MÓDULO II (6 horas) é constituído por workshops orientados para temáticas/saberes de diferentes áreas disciplinares;

 

 

MÓDULO I (6 horas)

O Módulo I apresenta uma oferta de workshops orientados para as práticas pedagógicas e ferramentas para uma aprendizagem transversal:

Ø  Produzir podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica (indoor) | Sílvio Santos (FLUC)

Ø  Estratégias e recursos de aprendizagem em ambientes híbridos (indoor) | Sara Dias-Trindade (FLUC)

Ø  Literacia Digital e Mediática | Armanda Mota Matos (FPCEUC)

Ø  Estratégias de Aprendizagem Cooperativa | Sofia Gonçalves (FPCEUC)

Ø  Storytelling em educação e comunicação de ciência | Ana Cristina Tavares (MCUC)

Ø  Projeto Erasmus + AutoSTEM: dinâmicas e recursos para a interdisciplinaridade e inclusão em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico | Piedade Vaz-Rebelo, Graça Bidarra, Carlos Barreira, Rosário Gomes, Luís Barata, Conceição Costa, Anália Santos (FPCEUC)

Ø  Viajantes de línguas - biografias, paisagens e itinerários linguísticos | Joana Vieira Santos, Clara Keating (FLUC)

Ø  Apologia do livro: como falar da leitura de forma motivadora (indoor) | José Augusto Bernardes (FLUC)

Ø  A interdisciplinaridade no combate ao racismo e à discriminação racial | Pedro Gouveia da Fonseca (CEIS20-UC)

Ø  Jogos de tabuleiro na base de aprendizagens e(m) cooperação | Ana Cristina Almeida (FPCEUC)

Ø  Ensinar e Aprender em Integração com os Espaços Abertos (outdoor learning) | Carlos de Sousa Reis (FPCEUC)

Ø  CUIDAR: A qualidade em contexto pré-escolar | Clara Barata (iii-UC)

Ø  Atividades desportivas inclusivas | Maria João Campos; José Pedro Ferreira; Carlota Carvalho (FCDEFUC)

Ø  O diálogo entre os seres e os saberes: a transversalidade dos arquivos na construção de aprendizagens pela experiência | Maria Cristina Freitas (AUC)

Ø  KINDER – Desconstrução de Estereótipos de Género na Educação para Infância | Tatiana Moura, Sofia Gonçalves (CES-UC)

Ø  Linguagem figurativa. Utilização e compreensão (indoor) | Ana Paula Couceiro Figueira (FPCEUC)

Ø  Comunicar Ciência na sala de aula: professores e investigadores lado a lado | Ana Santos Carvalho (iii-UC)

Ø  Aprendizagem Cooperativa em ação: Projeto COOPERA | Sónia Moreira (CFAE Gaia Nascente)

 

MÓDULO II (6 horas)

O Módulo II é constituído por workshops orientados para temáticas/saberes de diferentes áreas disciplinares:

Ø  Para além da Música (indoor) | Paulo Bernardino (Maestro Capela de S. Miguel)

Ø  Como a Robótica e a Inteligência Artificial irão mudar a nossa vida (indoor) | Paulo Peixoto (FCTUC-DEEC)

Ø  Estudar o esqueleto humano: como, porquê e para quê? | Maria João Neves (iii-UC)

Ø  O fascínio das bibliotecas e do livro antigo e os segredos das encadernações. (indoor) | João Gouveia Monteiro, A. E. Maia do Amaral (BGUC)

Ø  Quina e quinina – Produtos de origem natural em alimentos e medicamentos | Maria Guilherme Semedo (CEIS20-UC)

Ø  Canábis - história, aplicações e malefícios | Catarina Curralo de Paiva (CEIS20-UC)

Ø  Imunidade: O Nosso Escudo Invisível | Manuel Santos Rosa (FMUC)

Ø  Neurologia para todos | Filipe Palavra (FMUC)

Ø  Ideias para Germinar (outdoor) | Joana Cabral Oliveira, José Cid Gomes (JBUC)

Ø  Da botânica à arte - abordagem multidisciplinar ao Herbário da Universidade de Coimbra-Parte I | Fátima Sales, Joaquim Santos, Filipe Covelo (FCTUC-DCV-COI), Alice Geirinhas Santos, Ana Catarina Parente (FCTUC-DArq)

Ø  Da botânica à arte - abordagem multidisciplinar ao Herbário da Universidade de Coimbra-Parte II | Fátima Sales, Joaquim Santos, Filipe Covelo (FCTUC-DCV-COI), Alice Geirinhas Santos, Ana Catarina Parente (FCTUC-DArq)

Ø  Ciências experimentais ao serviço do Património Cultural | Francisco Gil (FCTUC-DF), Lídia Catarino (FCTUC-DCT), António Portugal (FCTUC-DCV)

Ø  Conheça e dialogue com os seus ancestrais. À descoberta do saber nas fontes documentais de um Arquivo | Ana Maria Bandeira, Ilídio Barbosa Pereira (AUC)

Ø  Salto para o conhecimento | Álvaro Folhas Ferreira (FPCEUC)

Ø  Do Universo para a tua mão | Álvaro Folhas Ferreira (FPCEUC)

Ø  A pessoa, o momento e o meio – disposição da doença infeciosa nas comunidades | Ana Cristina Castro (CEIS20-UC)

Ø  Educação para o consumo | Sandra Passinhas (FDUC)/ Colaboração da DG Consumo

Ø  OrientUC | Bruno Nazário, Miguel Fachada (FCDEFUC)

Ø  Ribeiros de Floresta, correntes de mudança | Cristina Canhoto (FCTUC-DCV)

Ø  Dimensão epidemiológica das Infeções Sexualmente Transmissíveis e educação afetivo-sexual preventiva | Aliete Cunha-Oliveira, Jane Francinete Dantas (CEIS20-UC)

Ø  A ameaça populista e a formação para a cidadania | Elísio Estanque (FEUC)

Ø  Experiências de viagem no século XVIII | Isabel Ferreira Mota (FLUC)

Ø  Dinâmicas na orla costeira e dificuldades na sua gestão | António Campar Almeida (FLUC)