Espetáculo Fado, Canção de Coimbra na Casa das Caldeiras

Local: Casa das Caldeiras | 17H00

Publicado em 7 Julho 2025 por Tânia Oliveira

Compra de bilhetes: 

Bilheteira do Colégio de Jesus do Turismo da Universidade de Coimbra

Horário da Bilheteira para compra de bilhetes - 9H00|18H00

Horário do Espetáculo - 17h00

 

A Casa das Caldeiras propõe desenvolver um espetáculo multimédia, devidamente enquadrado no espetáculo musical, dando a conhecer melhor a História da Universidade, do Fado e da Cidade de Coimbra.

Está também previsto a apresentação deste espetáculo com a tradução das letras das músicas em várias línguas, nomeadamente Inglês, Francês, Espanhol e Mandarim.

A associação do espetáculo musical ao audiovisual, torna assim mais próximo o itérprete do seu público promovendo uma melhor divulgação do património material e imaterial da Universidade de Coimbra, da sua história e do nosso único e tradicional género musical...

O Fado, Canção e Guitarra de Coimbra

 

A sala de espectáculo "Casa das Caldeiras", tem num dos seus focos o intuito de contribuir para uma melhor compreensão e divulgação de um dos géneros musicais mais autênticos e característicos da nossa região, do nosso Portugal – A Canção de Coimbra. Com uma sonoridade própria e única, a guitarra Portuguesa associada ao canto, na sua essência mais tradicional, faz deste género musical, o expoente máximo da nossa cultura, um despertar de sensações e emoções.

A guitarra hoje que eu toco, fala da vida... Ter gente dentro da guitarra - Carlos Paredes

A Casa das Caldeiras conta com a colaboração de vários elementos que desenvolveram e contribuíram, ao longo de vários anos, para uma melhor representação artística e musical, tendo em conta as raízes da "Canção de Coimbra".

O seu espetáculo faz uma viagem no tempo, contando a história da nossa canção e da nossa Universidade com a relação umbilical entre os seus estudantes e os seus intérpretes. Assim sendo, no seu repertório constam temas tradicionais e atuais.

A Canção de Coimbra é reconhecida, pelas diversas instituições da cidade, como algo absolutamente fundamental para a cidade e para a região, pelo seu carácter de identificação sócio-cultural e como uma forma viva de diferenciação de Coimbra de outras cidades congéneres.